© - 2024 Portal Salette - Todos os direitos reservados!
Uma das coisas marcantes na aparição de Maria em La Salette e que ficou gravado na memoria dos videntes, foi a simbologia que tinha em sua vestimenta e a sua volta, muitas interpretações são feitas, por isso queremos propor uma que esta de acordo com os relatos e estudos, vejamos:
Toda a Senhora era um facho de luz. Essa luz que envolveu a Virgem e as crianças, não produzia sombra alguma. Era uma Senhora majestosa e maternal. A voz era meiga como uma música. Seu rosto era algo formoso de talhe oval e linhas delicadas. Ostentava um grande crucifixo sobre o peito e os braços cruzados.
Coroava-se por cima com uma touca, um refulgente diadema de rosas de várias cores, das quais saiam para cima, jactos luminosos. O vestido branco e amplo, recamado de pontos cintilantes cingia-se à touca e descia até cobrir metade dos pés calçados de branco. A cinta prendia-lhe um avental de cor de ouro. Um chalé da mesma cor do vestido cruzava-lhe no peito e ia prender-se em nó na cintura.
Maria, ostentava sobre seu coração, um grande crucifixo com um Cristo Vivo, resplandecia como o sol ao meio dia. O crucifixo de luz era o ponto mais luminoso do globo de fogo.
No braço direito da cruz havia uma torquês entreaberta e do lado esquerdo um martelo. A torquês e o martelo são símbolos da Paixão e Morte, da Libertação e Vida de seu Filho e de seu povo. Símbolos de nossa recusa ou de nossa conversão.
Maria nos convida a escolhermos entre o martelo, símbolo do pecado que crucifica hoje o Corpo de Cristo e a torquês da conversão e da libertação. Esse crucifixo resume bem a mensagem de La Salette. A cruz foi adotada pela congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette como símbolo usado em suas vestes e igrejas.
Maria aparece acorrentada por aquilo que aprisiona seus filhos. Simboliza a miséria de seu povo. Símbolo bíblico das injustiças dos homens e do pecado. A pesada corrente que aos ombros carrega expressam a compaixão da Mãe das Dores e o peso de nossas faltas.
As coroas formam um rosário: gozosos nos pés lembrando a caminhada de Maria em visita a Isabel e para Belém. A dos ombros, simboliza os mistérios dolorosos com o peso da condenação de seu Filho, e a da fronte, são os mistérios gloriosos, seu coroamento pela fidelidade a vontade de Deus.
Posteriormente o Papa João Paulo II instituiu os mistérios luminosos, sendo assim podemos perceber nas rosas que circundam o avental esses mistérios que falam da vida publica de Jesus com destaque para o serviço.
Os braços cruzados e as mãos encobertas indicam que o poder do Senhor não é de opressão e sim de amor paciente a espera que o Povo assuma a sua parte e se comprometa na busca da vida nova, na construção de um mundo menos sofrido e mais humano.
Aparece em Salette, como serva, traja-se como as Senhoras do local. Vestida com avental, chalé de camponesa e touca de serva, revela-se Mãe Servidora da causa de seu Filho em favor do Povo.
As lágrimas são as recordações das dores do Calvário e o sinal de seu imenso carinho para conosco: mostra a importância que devemos conceder a sua Mensagem. Compreende-se então, a lamentação, a suplica “ Há muito tempo sofro por vós… e vós não fazeis caso; por mais que façais, jamais podereis compensar o cuidado que assumi por vós”. As lágrimas da Mãe, nos lembram as de Jesus sobre Jerusalém.