Como vivemos
“Em resposta ao apelo de Deus, e para concretizar a preces do Cristo: “Que eles sejam um para que o mundo creia”, nós nos comprometemos viver em comum nossa vocação apostólica à Reconciliação, unidos na mesma fé, na mesma esperança, e animado pelo mesmo Espírito, formando um só coração e uma só alma, na mesma família religiosa”(14). “É enquanto comunidade que somos, para o mundo, as testemunhas da presença de Deus no meio de nós e da força do Evangelho em reunir numa comunhão fraterna, homens de todas as línguas, de todas as raças e de todas as nações” (15). “Cada membro é responsável pela vitalidade da própria comunidade, e cada um realizará seu desabrochamento pessoal participando ativamente dos esforços de todos em criar um clima de verdade, confiança e cordialidade. A oração comunitária, sobretudo a eucaristia, será a nossa fonte principal donde haurimos a fé e a caridade indispensáveis para a unidade de nossa comunidade e para o cumprimento de nossa missão” (16-19).
Nosso Carisma
A Reconciliação é o Carisma específico dos Missionários Saletinos. “Animados pelo Espírito Santo que levou o Filho de Deus a viver nossa condição humana e a morrer sobre a cruz para reconciliar o mundo com seu Pai, nós, à luz da Aparição de Nossa Senhora da Salette, queremos ser servidores devotados do Cristo e da Igreja em vista do cumprimento do mistério da Reconciliação”(4). Empenhamos nossos esforços: (23).
- Na reconciliação dos pecadores e na libertação de todos os homens na submissão à vontade do Pai;
- No despertar e no aprofundamento da fé no Povo de Deus, para que todas as realidades humanas sejam iluminadas pela luz do Evangelho;
- No anúncio da Boa Nova onde ela não é conhecida ainda;
- Na mutua compreensão e aproximação das diferentes religiões, na caridade e na verdade;
- Na luta com os males que, hoje, comprometem o desígnio salvífico de Deus e a dignidade da pessoa, “segundo os diferentes ministérios e trabalhos que somos chamados a realizar participamos da Missão de Reconciliação confiada pela Igreja a Congregação” (27).
O que fazemos
“Vamos de preferência aos abandonados deste mundo, e aos que estão longe de Deus e da Igreja” (25). “Questionamos de boa vontade nossa atividade apostólica e procuramos renovar nossos métodos de ação, adaptando-nos sempre melhor às circunstâncias de lugar e tempo e às exigências do ambiente em que trabalhamos”(26). “Para um melhor serviço, trabalhamos em estreita ligação com os leigos, o clero diocesano e as outras Congregações sob a autoridade do Bispo e segundo as orientações pastorais da Igreja”(28).
Servimos:
- Nas Missões Populares;
- Na formação de Novos Missionários;
- No apostolado paroquial;
- Na Equipe Missionária;
- No atendimento aos Santuários da Salette;
- Nas Romarias Saletinas;
- Na Revista Salette;
- Em Retiro e Cursos;
- Na Missão Ad Gente;
- Nas Favelas e Periferias das pequenas e grandes cidades;
- Nos Movimentos Populares;
Nosso jeito de Ser
“Nós nos aplicamos em trazer à luz os valores profundamente evangélicos de Oração, Penitência e zelo contidos na Mensagem da Salette que nos chama à conversão. Nós mesmos nos esforçamos em viver esses valores para que, pelo testemunho de nossa vida tanto quanto por nossa palavra, levemos os homens a se abrirem à Boa Nova que, por Missão, devemos transmitir a todos” (6).