© - 2024 Portal Salette - Todos os direitos reservados!
A Equipe Missionária surgiu como iniciativa dos missionários saletinos que residiam no Seminário e Santuário de N. Sra. Da Salette, em Marcelino Ramos – RS.
Destacamos aqui a iniciativa e a persistência dos padres: Isidro Perim, Presentino Rovani, Antônio Nichelly, Alfredo dos Santos e José Dall Alba, entre outros.
As principais razões foram:
As solicitações de paróquias onde ministrávamos cursos para catequistas equipes de liturgia, grupos de jovens e de reflexão bíblica; O trabalho de animação junto as Paróquias, Santuários e Romarias da Salette; Em resposta ao mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade”; Em resposta ao apelo da Vida Religiosa e de Maria em Salette: “Pois bem, meus filhos, transmiti isso a todo o meu povo”; E, em vista de uma maior divulgação da mensagem reconciliadora da Revista Salette, e de uma maior promoção vocacional leiga, consagrada e presbiteral…Após varias experiências positivas, o Coordenador Provincial, na época o Pe. Olívio Bedim, no Conselho de Província realizado em Curitiba, no mês de julho de 1979, decidiu-se formar uma equipe para manter sempre vivo o carisma Saletino.
E assim, oficialmente desde agosto de 1979 existe no Brasil esta Equipe Missionária evangelizando em tempo integral.
Quais as etapas e quais os elementos de cada missão?
Ter um grupo missionário preocupado com a evangelização, o anuncio do Reino e da mensagem da Salette. Ter um grupo que levasse ânimo e esperança a partir do anúncio do Evangelho para melhorar a organização pastoral das comunidades… Agora já é uma realidade.
Estes ideais viajaram e viajam a 30 anos com um grupo de religiosos-padres e leigos(as) que constituem no seio da Província Imaculada Conceição dos Missionários Saletinos no Brasil, a Equipe Missionária.Sua principal atividade consiste em anunciar a Boa Notícia em comunidades paroquiais e/ou regiões missionária. Contempla as seguintes etapas:
1º Apresentação da missão: visita e encontro com o pároco e lideranças de toda a paróquia para motivar e organizar a missão;
2º Pré-Missão: visita de uma dupla de missionários às comunidades a fim de confirmar a realização da missão e formar equipes e estruturas necessárias para o seu bom andamento;
3º Missão: acontece de 3 a 4 meses após a realização da pré-missão. Por um período de tempo de 3 a 5 dias os missionários convivem em cada comunidade desenvolvendo atividades pastorais e religiosas, através de celebrações litúrgicas, palestras, simbologias, encenações bíblicas e visitas domiciliares;
4º Pós-Missão: acontece na semana seguinte ao término da missão em toda a paróquia. Trata-se de encontros com todas as lideranças das comunidades para uma formação mais específica e assim, garantir a continuidade da missão;
5º Retomada da Missão: visita feita pelos missionários após 1 ou 2 anos da realização da missão, para uma revisão.
Neste processo, procura-se viver o que se anuncia e anunciar o que se vive, confiantes na graça de Deus e alegres na esperança. Assim, Jesus Cristo, o Missionário do Pai nos dá:
Isto tudo porque o Povo de Deus é o nosso maior tesouro.
É nesse espírito e com esses apelos de Jesus e Nossa Senhora da Salette que estamos prosseguindo nossa caminhada missionária. E aqui estamos carregados de esperança e impulsionados pelo Espírito daquele que disse: “Ide por todo o mundo e ensinai o Evangelho”!
*** Atualmente a Equipe passa por uma reformulação para retornar as atividades
O Círculo: significa o Mundo, lugar da Ação Missionária da Igreja. No mundo, a Equipe Missionária Saletina quer fazer ressoar a Boa-Nova do Evangelho e de Maria em Salette.
A Cruz Saletina: com duas ligações de pontos diametralmente opostos é símbolo da unidade dos extremos (céu e terra). Ela é o símbolo universal da mediação e do mediador. Adquiriu maior significado pela morte de Cristo. A Cruz Saletina quer significar que Jesus é o centro de nosso anúncio e é a Cruz que Maria trazia sobre o peito em Salette. O Martelo, símbolo do pecado que é a razão das lágrimas de Maria e a Torquês, símbolo da Graça e da Redenção trazida pelo seu Filho.
O Losango Estrelado: recorda Maria, Mãe de Jesus que é
modelo e ponte entre o céu e a terra. Aqui este símbolo quer significar Maria, Estrela da nova evangelização. O papa Bento XVI na Porta Fidei escreveu: “Maria é a estrela que guia a Igreja neste processo de nova evangelização e de transmissão da fé”. A Equipe Missionária fixa seu olhar em Maria que em La Salette diz: “Vinde meus filhos…”
Ideia: Pe. Daniel Aguirre,ms | Criação: Marcelo Gaspar, LS |Texto: Ir. Henrique Aguiar, ms
As quatro pontas da Estrela: significa os quatro pontos cardeais. O Evangelho deve ser anunciado a todos os cantos da terra. Afinal em Salette Maria disse: “Ide meus filhos e anunciai isso a todo o meu povo”.
As Cores: representam os continentes onde se desenvolve a Ação Missionária da Igreja. O verde: África, o vermelho: América, o azul: Oceania, o amarelo: Ásia e o fundo branco no centro da estrela: a Europa onde aconteceu a Aparição de Maria em Salette.
O Formato das Cores: recorda o peixe que na simbologia cristã, representa o símbolo que os primeiros cristãos usaram para dar a conhecer a sua fé. O peixe, mais tarde passou a lembrar alimento de vida e símbolo da ceia eucarística. A Equipe missionária quer ser com sua evangelização alimento de vida para o povo de Deus.