© - 2025 Portal Salette - Todos os direitos reservados!
Em 1964, chegaram os primeiros Missionários Saletinos ao Estado da Bahia, a convite do Bispo da Diocese de Amargosa. Permaneceram por dois anos na cidade de Santo Antônio de Jesus aguardando o local para onde deveriam iniciar a missão. Sem uma resposta da parte da Diocese de Amargosa, o Bispo de Ilhéus nos convidou para assumirmos uma enorme área pastoral nesta Diocese. Iniciamos, portanto, nossa missão na Diocese de Ilhéus, cuidando de Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Gandu entre muitos outros municípios no sul da Bahia.
No decorrer destes 60 anos muitas coisas aconteceram… momentos de alegria, tristeza e muitos desafios. Para a Comunidade Religiosa Saletina da Bahia o ano de 2024 foi marcado por muitas surpresas e reformulação da nossa presença nesta região. Estamos encerrando nossa presença em duas paróquias da Diocese de Amargosa. Desde então, não foram poucos os nossos encontros para discernir o rumo que deveríamos tomar…
Semelhante ao que vivemos na década de 1960, mais uma vez a Diocese de Ilhéus, na pessoa do atual Bispo Diocesano, Dom Giovanni Crippa, religioso da Congregação dos Missionários da Consolata, convidou-nos para a retornar à Diocese e atender a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no município de Camamu, região por nós já conhecida.
Camamu tem uma população de 35.444 habitantes, localizada na Costa do Dendê, litoral sul do Estado da Bahia, e possui uma área territorial de 839.702 km. Seu bioma é a Mata Atlântica e faz parte do Sistema Costeiro. É um município com herança dos povos originários e de afrodescendentes. O próprio nome Camamu, vem da língua indígena que significa “água do seio”.
Camamu está intimamente ligada à história do Brasil Colônia, uma vez que seu povoamento começou por volta do século 16, com a chegada dos portugueses. A ocupação dessa região foi feita com a presença da Companhia de Jesus.
Camamu tem origem numa aldeia Tupiniquim. Em 1561 foi transformada em freguesia, após o estabelecimento de uma missão dos Jesuítas. Chamava-se então Aldeia de Nossa Senhora da Assunção de Macamamu. Em 22 de maio de 1693 a aldeia foi elevada a vila e, finalmente, em 27 de junho de 1891 se tornou cidade.
No município de Camamu há uma grande diversidade de ambientes, isso por conta de sua vasta riqueza hídrica, seja pela oferta de águas oceânicas ou das águas de muitos rios. É uma região de muita beleza e uma natureza exuberante: matas, mangues, rios e o Oceano Atlântico.
Sobre a Paróquia Nossa Senhora Assunção:
No discernimento à luz da Palavra de Deus e do que diz nossa Regra de Vida sobre os critérios de uma nova missão, eis portanto nossa nova missão: Paróquia Nossa Senhora da Assunção, na Diocese de Ilhéus, Estado da Bahia.
Comunidade Religiosa Saletina da Bahia