NOTÍCIAS

52ª Assembleia Provincial dos Missionários Saletinos no Brasil

A Província Imaculada Conceição celebrou a sua 52ª Assembleia Provincial, de 27 a 31 de janeiro de 2025, no Instituto Salette, em Curitiba (PR). O tema que motivou a oração e a reflexão dos Missionários de Nossa Senhora da Salette no Brasil durante essa semana foi “Peregrinos de esperança na missão reconciliadora”, unindo o lema do 28º Jubileu da Igreja Católica (Peregrinos de Esperança) e o Carisma Congregacional Saletino (Reconciliação). O encontro reuniu dezenas de Religiosos – Irmãos e Padres – num clima fraternal, em vista da unidade e da comunhão, para que a missão saletina seja vivida com intensidade por todos os membros da Província nos oitos estados brasileiros onde atuam pastoralmente.

O evento se iniciou em 27 de janeiro (segunda-feira), às 10 horas, com a Celebração da Eucaristia presidida pelo Padre Renoir Juslei Dalpizol, Conselheiro Provincial, na capela externa do Instituto Salette. Mas, durante a semana, várias celebrações marcaram o ritmo da Assembleia Provincial, com destaque para a Admissão de sete Seminaristas ao Ano Canônico do Noviciado, em 28 de janeiro (terça-feira), e a Renovação dos Votos Religiosos de sete Missionários Saletinos que cursam Teologia, em 29 de janeiro (quarta-feira). Outro momento emocionante do encontro foi a acolhida dos Confrades Saletinos aos quatro novos Presbíteros que foram ordenados nos últimos dois meses. Além disso, toda a Província foi convidada a participar da Ordenação Presbiteral do Diácono Maurício Luís Zagonel, MS, que acontecerá em 8 de fevereiro, em Seara (SC). Dessa forma, com um reforço na equipe de presbíteros, a Província pôde assumir duas novas obras neste ano: a Paróquia Nossa Senhora da Salette, em Erechim (RS), e a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Camamu (BA). A presença dos membros da Coordenação Nacional dos Leigos Saletinos também foi muito apreciada pelos Religiosos Saletinos, que podem contar com a colaboração de uma multidão de pessoas comprometidas com o Carisma da Reconciliação em todas as suas obras missionárias pelo país afora. Em 30 de janeiro (quinta-feira), à noite, houve uma confraternização após a Santa Missa, com churrasco, bingo e karaokê, animando a vida comunitária. Ainda, em 31 de janeiro (sexta-feira), fez-se a avaliação do encontro por comunidade religiosa, abençoou-se a Biblioteca Padre José Júnior Vicente, MS, na Casa Provincial Padre Clemente Henrique Moussier, MS, seguida da Celebração da Eucaristia presidida pelo Padre Leonir Nunes dos Santos, Superior Provincial, que motivou todos os membros da Província Imaculada Conceição a serem verdadeiros “peregrinos e testemunhas de esperança num mundo marcado por divisões”, sendo pessoas reconciliadas e reconciliadoras. Após o almoço, a maioria dos Missionários Saletinos já retornou às suas missões, mas com a certeza renovada de que “a esperança não decepciona” (Rm 5,5).

Portanto, durante esses cinco dias, o sentimento de pertença à Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette foi fortalecido, pois se rendeu graças pelo trabalho realizado pelos antepassados, encorajou-se os Religiosos jovens a continuarem a missão reconciliadora e se alegrou com a chegada de novos Seminaristas para a formação religiosa e presbiteral. Todavia, a prece por mais trabalhadores na Messe do Senhor continua sendo elevada aos céus, para que nunca faltem pessoas com vontade de doar a sua vida a Cristo e à Igreja, até que “Deus seja tudo em todos” (1Cor 15,28).

Ir. Geferson Radavelli Guisso, MS