ARTIGOS

Carta do Papa Francisco aos participantes do 33º Capítulo Geral dos Missionários de Nossa Senhora da Salette

Ao Padre Silvano Marisa, Superior Geral da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora de La Salette.

 

Por ocasião do 33° Capítulo Geral deste Instituto, cujo tema é “Crescer em nossa identidade para servir à comunhão e à esperança”, desejo unir-me espiritualmente a vós que viveis um evento de graça. Espero que ele reacenda em cada um de vós o propósito de uma renovada fidelidade ao Senhor e de um alegre compromisso missionário. Convido-vos a viver com entusiasmo o Carisma da Reconciliação, dedicando-vos generosamente ao “trabalho apostólico” que São Paulo menciona em suas cartas. Essa é a porta que leva ao zelo apostólico, um testemunho vivo e fascinante da relevância contínua do Evangelho.

Vós sois chamados a dar as vossas vidas àqueles que têm “sede” de esperança, dedicando-vos corajosamente à atividade pastoral entre o povo, especialmente em favor daqueles que sofrem com muitas situações de injustiça e dificuldades morais e materiais. O grande desafio da paz e do diálogo entre os povos exige, especialmente a quantos de vós vivem em territórios devastados pela guerra e pela violência, de anunciar a Boa Nova aos seus irmãos e irmãs feridos na alma e no corpo, levando-lhes a consolação do Senhor e confiando tudo à proteção materna da Virgem Maria.

A vossa Congregação, espalhada por tantas nações, ostenta uma longa história escrita por corajosas testemunhas de Cristo. Nessa esteira, caminhais com renovado ardor para impulsionar, com liberdade profética e sábio discernimento, ousados caminhos apostólicos e fronteiras missionárias, cultivando uma estreita colaboração com os Bispos e os demais componentes da comunidade eclesial.

Tomai a peito as preocupações e as necessidades dos homens e das mulheres do nosso tempo, dedicando-vos com amor indefectível aos pobres e aos excluídos. Encorajo-vos a continuar o caminho com confiança, sabendo também assumir riscos para alcançar aqueles que estão nas periferias da vida. Alimentai a devoção mariana e perseverai em difundi-la entre o povo cristão: contemplando a sua beleza espiritual, muitos podem acreditar na força revolucionária da ternura e do afeto.

Que Nossa Senhora, que vós venerais sob o título de Nossa Senhora de La Salette, vos proteja, vos ajude e seja a guia segura da vossa Família Religiosa, para que ela possa realizar cada projeto do bem. Asseguro-vos, em recordação, a minha oração, para que o Espírito Santo encontre nas vossas mentes e corações abertos a sua ação, enquanto vos envio de bom grado a minha Bênção, pedindo-vos que rezeis, também, por mim.

 

Roma, São João de Latrão, 18 de março de 2024.

 

PAPA FRANCISCO