© - 2024 Portal Salette - Todos os direitos reservados!
Ao Padre Silvano Marisa, Superior Geral da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora de La Salette.
Por ocasião do 33° Capítulo Geral deste Instituto, cujo tema é “Crescer em nossa identidade para servir à comunhão e à esperança”, desejo unir-me espiritualmente a vós que viveis um evento de graça. Espero que ele reacenda em cada um de vós o propósito de uma renovada fidelidade ao Senhor e de um alegre compromisso missionário. Convido-vos a viver com entusiasmo o Carisma da Reconciliação, dedicando-vos generosamente ao “trabalho apostólico” que São Paulo menciona em suas cartas. Essa é a porta que leva ao zelo apostólico, um testemunho vivo e fascinante da relevância contínua do Evangelho.
Vós sois chamados a dar as vossas vidas àqueles que têm “sede” de esperança, dedicando-vos corajosamente à atividade pastoral entre o povo, especialmente em favor daqueles que sofrem com muitas situações de injustiça e dificuldades morais e materiais. O grande desafio da paz e do diálogo entre os povos exige, especialmente a quantos de vós vivem em territórios devastados pela guerra e pela violência, de anunciar a Boa Nova aos seus irmãos e irmãs feridos na alma e no corpo, levando-lhes a consolação do Senhor e confiando tudo à proteção materna da Virgem Maria.
A vossa Congregação, espalhada por tantas nações, ostenta uma longa história escrita por corajosas testemunhas de Cristo. Nessa esteira, caminhais com renovado ardor para impulsionar, com liberdade profética e sábio discernimento, ousados caminhos apostólicos e fronteiras missionárias, cultivando uma estreita colaboração com os Bispos e os demais componentes da comunidade eclesial.
Tomai a peito as preocupações e as necessidades dos homens e das mulheres do nosso tempo, dedicando-vos com amor indefectível aos pobres e aos excluídos. Encorajo-vos a continuar o caminho com confiança, sabendo também assumir riscos para alcançar aqueles que estão nas periferias da vida. Alimentai a devoção mariana e perseverai em difundi-la entre o povo cristão: contemplando a sua beleza espiritual, muitos podem acreditar na força revolucionária da ternura e do afeto.
Que Nossa Senhora, que vós venerais sob o título de Nossa Senhora de La Salette, vos proteja, vos ajude e seja a guia segura da vossa Família Religiosa, para que ela possa realizar cada projeto do bem. Asseguro-vos, em recordação, a minha oração, para que o Espírito Santo encontre nas vossas mentes e corações abertos a sua ação, enquanto vos envio de bom grado a minha Bênção, pedindo-vos que rezeis, também, por mim.
Roma, São João de Latrão, 18 de março de 2024.
PAPA FRANCISCO