© - 2024 Portal Salette - Todos os direitos reservados!
A Província Imaculada Conceição está em festa: o Irmão José Diêgo Henrique Faustino, MS foi ordenado Diácono da Igreja em oito de junho do ano corrente, no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Salette, em Várzea Grande (MT)! Dom Mário Antônio da Silva, Arcebispo Metropolitano de Cuiabá (MT), presidiu essa Celebração da Eucaristia que lhe conferiu o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Como inspiração para o seu Ministério Diaconal, ele escolheu como lema: “Missionário da Reconciliação a serviço na Messe do Senhor”. Ele se tornou o primeiro paraibano a ser ordenado Diácono na Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette.
José Diêgo nasceu em 2 de outubro de 1989 numa família simples e humilde, na cidade de Coremas, situada no alto sertão paraibano. É filho de Maria das Neves Faustino da Silva e Cícero Henrique da Silva (in memoriam), e tem três irmãos: Derlania, Da Guia e Francisco das Chagas (in memoriam). Recebeu todos os Sacramentos da Iniciação Cristã na Paróquia Santa Rita de Cássia, em sua terra natal, onde exerceu diversas atividades pastorais. Desde criança sentia o desejo de ser Padre. Porém, aos vinte e sete anos, deixou a convivência com a sua família e a sua comunidade e iniciou o processo formativo na Província Imaculada Conceição, da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette no Brasil. Já com um curso superior de bacharelado em Serviço Social, ingressou no Seminário Propedêutico em 16 de fevereiro de 2018, em São Paulo (SP).
Em 2019, fez o ano canônico do Noviciado, em Marcelino Ramos (RS). Professou os primeiros Votos Religiosos em 29 de janeiro de 2020, em Curitiba (PR), onde cursou o bacharelado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e o bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná durante quatro anos. Emitiu pública e perpetuamente os Votos de Pobreza, Obediência e Castidade, em 25 de janeiro de 2024, também na capital paranaense. Recentemente, ele foi transferido à Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Várzea Grande, para ajudar a comunidade religiosa e paroquial na missão pastoral.
Um Tríduo, no Santuário Nossa Senhora da Salette, marcou a preparação da sua Ordenação Diaconal. Em cinco de junho, celebrou-se a primeira noite do Tríduo, sendo presidida pelo Padre Clodoaldo Tenório de Araújo, MS, Reitor do Santuário e Coordenador da Comunidade Religiosa Saletina local, com o tema: “Família: chamada a servir na fé”. A segunda noite do Tríduo, em seis de junho, foi presidida pelo Padre Carlos Guimarães da Silva, MS, Pároco da Paróquia São Pedro, em Nova Bandeirantes (MT), com o tema: “Igreja: chamada a servir na esperança”. Em sete de junho, aconteceu a última noite do Tríduo, presidida pelo Padre Leonir Nunes dos Santos, MS, Coordenador Provincial dos Missionários Saletinos no Brasil, com o tema: “Diáconos: chamados a servir na caridade”. A participação dos fiéis, em todas essas celebrações, foi intensa. Todavia, o Santuário ficou lotado para a Ordenação Diaconal, em oito de junho. Vários Padres, Religiosos, Religiosas, Seminaristas e Lideranças Leigas participaram da cerimônia litúrgica, juntamente com familiares e amigos do Irmão José Diêgo, bem como paroquianos e devotos de Nossa Senhora da Salette. Dom Mário Antônio da Silva, que presidiu a Ordenação Diaconal, enfatizou o serviço do Diácono ao povo de Deus, principalmente através do Carisma da Reconciliação. Por fim, ele agradeceu a missão saletina na Arquidiocese de Cuiabá, que ultrapassa décadas.
O Coordenador Provincial dos Saletinos também agradeceu o empenho dos inúmeros Religiosos Saletinos que já passaram por aquela missão e renovou o compromisso de trabalho e de dedicação ao povo mato-grossense. O agora Diácono José Diêgo rendeu graças a Deus pelo transcurso da preparação e da celebração da sua Ordenação Diaconal, destacando todas as pessoas que o ampararam até chegar ao Diaconato. Sem dúvida, foi uma celebração que marcou a história do povo várzea-grandense.
Portanto, o Diácono José Diêgo permanece exercendo o seu ministério na Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Várzea Grande. Ele auxiliará o Padre Kleber Montag e Silva, MS (Administrador Paroquial), o Padre Clodoaldo Tenório de Araújo, MS (Reitor do Santuário e Vigário Paroquial) e o Padre José de Oliveira, MS (Vigário Paroquial). Então, agora ele presidirá a Celebração da Palavra de Deus, administrará o Batismo, assistirá os Matrimônios, visitará os doentes e ajudará em todos os âmbitos da pastoral paroquial. Assim, ele se prepara para a sua Ordenação Presbiteral que, provavelmente, será no final deste ano, em sua terra natal. Até lá, nós continuamos rezando pela vida, vocação e missão do Diácono José Diêgo, pedindo ao Senhor da Messe que o mantenha fiel e perseverante nos seus caminhos.
Irmão Geferson Radavelli Guisso, MS