NOTÍCIAS

33º Capítulo Geral dos Missionários Saletinos – Madagascar – Continente Africano

A Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette (Saletinos) está realizando o 33º Capítulo Geral em Madagascar, na cidade de Antiserabe no Continente Africano. O Capítulo ocorre de 08 de abril à 05 de maio de 2024.  Os Missionários Saletinos tem esta prática em realizar o Capítulo num país onde estamos em missão. É a primeira vez que acontece um Capítulo no Continente Africano.

Formamos uma “comunidade capitular” composta por 46 participantes: 39 capitulantes, 02 leigos Saletinos, 02 secretários e 03 tradutores.

Trazemos presentes neste capítulo os 965 religiosos, os leigos e leigas e as religiosas que conosco abraçam a missão reconciliadora. Os Saletinos estão presentes em 31 países do mundo. 

 

A partir do lema “crescer na nossa identidade para servir a comunhão e a esperança, estamos a ouvir os relatórios de cada país. São partilhas carregadas de luzes e sombras, dores e alegrias. Os relatórios e as postulatas serão analisadas a partir das quatro colunas que sustentam a vida religiosa:  a identidade, o serviço, a comunhão e a esperança.

Estamos na etapa da escuta. Ouvidos abertos para acolher tantos sinais de vida como também os gritos e clamores vindos dos países onde estamos presentes. Em cada testemunho sentimos o desejo de melhor servir, pois este o desejo do Mestre: “Jesus nos ensina o serviço como caminho do cristão. Com efeito o cristão existe para servir, não para ser servido. É uma regra válida para vida inteira. (Papa Francisco 28.04.2018)

Neste percurso o foco que nos ilumina é a pessoa de Jesus de Nazaré. Ele nos indica o caminho da Galileia; esta certeza é assegurada na nossa Constituição quando afirma: “Cristo é a regra de nossa Vida” (RV 07).

Contamos neste caminhar com Maria e sua “incessante intercessão (RV 13) por isso cantamos: “vai também ao nosso lado, nesta longa travessia, a companheira de luta a Santa Virgem Maria”. A presença maternal de Nossa Senhora da Salette, em sua aparição em 1846, nas Montanhas da La Salette, nos faz crer que somos chamados a ser “profecia para a humanidade”.

Um Capítulo na vida de uma Congregação é a oportunidade de reafirmar nossa identidade, viver o espírito da comunhão e da sinodalidade, para melhor ouvir o grito dos pobres, cuidar das nossas fragilidades e abraçar uma Igreja em saída. Neste 33º Capítulo Geral, temos o grande compromisso de traçar o plano de ação para o próximo sexênio e indicar a nova Coordenação Geral, que deverá a partir de Roma, animar e conduzir, a missão Saletina no mundo. Contamos com sua oração e o desejo de juntos abraçarmos o carisma a nós confiado de “ser um sinal e instrumento da obra da reconciliação” (RV 22).

Diante de tantas dificuldades sejamos portadores da esperança. O Papa Francisco nos motiva a esta atitude: “a esperança é a virtude que não se vê: trabalha por debaixo, nos faz olhar por debaixo. Não é fácil viver na esperança, mas eu diria que deveria ser o ar que um cristão respira, ar de esperança (Papa Francisco 29.10.2019).

Pe. Edegard Silva Júnior, MS