© - 2024 Portal Salette - Todos os direitos reservados!
A Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette foi fundada por Dom Philibert de Bruillard, Bispo de Grenoble – França, em 1 de maio de 1852. Na ocasião, o referido prelado assim se pronunciou: “Por mais importante que seja a construção de um Santuário, há outra coisa mais importante ainda: são os Ministros da Religião destinados a nele servir, a acolher os piedosos peregrinos, a lhes anunciar a Palavra de Deus, a desempenhar em seu favor o Ministério da Reconciliação, a lhes ministrar o augusto Sacramento de nossos altares, e a ser, para todos, os dispensadores fiéis dos mistérios de Deus e dos tesouros espirituais da Igreja. Estes Sacerdotes serão chamados Missionários de Nossa Senhora da Salette; sua criação e sua existência serão, bem como o próprio Santuário, uma perpétua lembrança da Aparição misericordiosa de Maria”. De lá até hoje, milhares de Religiosos Saletinos foram formados e enviados em missão pelo mundo afora, aconteceram trinta e três Capítulos Gerais, foram eleitos dezessete Superiores Gerais e a Congregação Saletina está presente em vinte e oito países. Agora, é tempo de revisão missionária e discernimento espiritual, a fim de escutar os apelos do Espírito Santo e servir melhor a Igreja de Cristo no Carisma da Reconciliação.
Dessa forma, de oito de abril a cinco de maio deste ano, a Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette vive o seu 33º Capítulo Geral, no Centro de Espiritualidade “Antsahasoa”, em Antsirabe (Madagascar – África). O tema que norteia as reflexões do evento é: “Crescer na nossa identidade para servir a comunhão e a esperança”. A Celebração da Eucaristia que abriu as atividades capitulares foi presidida por Dom Tomasz Krzysztof Grysa, Núncio Apostólico de Madagascar. O atual Superior Geral, Padre Silvano Marisa, assim se expressou acerca dessa assembleia sinodal: “Convido a todos, aspirantes, noviços, religiosos jovens, idosos, leigos saletinos, amigos e benfeitores, a viver este tempo de esperança e este momento, verdadeiramente especial para todos nós, como Kairós, um tempo favorável e uma ocasião propícia, habitada pelo Espírito, para um novo recomeço no campo da nossa vida religiosa e missionária. O Capítulo, é fácil imaginar, encorajar-nos-á a recuperar com um espírito novo a riqueza do nosso carisma, a apresentá-lo com coragem e a fazê-lo viver com alegria para todos aqueles que a Providência colocará no nosso caminho pastoral como Religiosos e Sacerdotes de La Salette. Este será para nós um desafio exigente e saudável que teremos de saber aceitar com responsabilidade, com grande humildade e confiante esperança”. Aproximadamente quarenta capitulantes representarão as onze Províncias da Congregação. Eles discutirão diversas temáticas, especialmente a forma como os Missionários Saletinos realmente podem ser “embaixadores da reconciliação” (cf. 2Cor 5,20) neste mundo que, muitas vezes, dilacera-se em conflitos de todas as ordens. Além disso, também serão escolhidos o Superior Geral e um novo Conselho Geral para o sexênio de 2024-2030. A Província Imaculada Conceição, que compreende os Religiosos Saletinos do Brasil, terá três representações: Padre Leonir Nunes dos Santos (Superior Provincial), Padre Edegard Silva Júnior (Animador Vocacional Provincial) e Padre Marcos Almeida (Reitor do Santuário Nossa Senhora da Salette, em São Paulo – SP).
Portanto, o 33º Capítulo Geral dos Missionários Saletinos será um momento extraordinário para se revisitar a história da Aparição de Nossa Senhora em La Salette – França e a sua Mensagem entregue a Maximino Giraud e Melânia Calvat, bem como avaliar as obras congregacionais que foram fundadas ao longo do tempo e projetar o futuro com a esperança própria dos discípulos do Senhor. Mas, para conseguir êxito nesta empreitada, a graça divina precisa agir e guiar os capitulantes. Por isso, rezemos para que a vontade de Deus transpareça através das decisões dos membros deste Capítulo Geral:
Deus de infinita bondade, esperança e comunhão, agradecemos por todas as bênçãos que foram derramadas sobre a nossa Congregação e sobre toda a Família Saletina. Pedimos-te uma nova efusão do teu Espírito Santo no 33º Capítulo Geral da nossa Congregação.
Que este Capítulo Geral seja uma graça de conversão e renovação pessoal, assim como uma experiência de comunhão fraterna e eclesial. Neste caminho de reconciliação, ó Senhor, ilumina nossos corações e dá-nos a alegria de caminhar juntos, guiados sempre pela tua Palavra e de “Crescer em nossa identidade para servir a comunhão e a esperança” como Religiosos e Missionários da Bela Senhora de La Salette.
Como uma única Família Saletina, nós te pedimos, Senhor, por todos aqueles que participarão do próximo Capítulo Geral. Infunda sobre eles o teu Espírito Santo, guia-os nas suas discussões e ilumina-os nas decisões que terão de tomar para o bem da nossa Congregação e para um melhor serviço à causa do Evangelho e da Igreja.
Pedimos-te por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria de La Salette, nossa Mãe e Padroeira que, dizendo a Maximino e Melânia: “Pois bem, meus filhos, transmitam isso a todo o meu povo”, chama-nos a ser uma comunidade que corajosamente espera cumprir a missão que nos foi confiada. Amém.
Ir. Geferson Radavelli Guisso, MS