NOTÍCIAS

50ª ASSEMBLEIA PROVINCIAL

O final do mês de janeiro, tradicionalmente é um tempo de oração, partilha e encontro para os Missionários Saletinos, aproveitam esse tempo para fazer o retiro provincial e a assembleia que esse ano foi jubilar com grandes comemorações pelos cinquenta anos das Assembleias Provinciais.

Tudo começou em 1973, por causa de vários desafios a serem enfrentados pela Província Imaculada Conceição, o então Superior Provincial, Padre Ático Fassini, MS, convocou a primeira Assembleia Provincial. O impacto desse evento foi tão grande que, corajosamente, assumiu-se o compromisso de realizá-lo todos os anos no final do mês de janeiro.

A programação foi intensa, incluindo uma formação sobre a evangelização na contemporaneidade com o Padre Vitor Feller, apontando caminhos de profetismo para a missão reconciliadora. Aconteceu a publicação de dois livros  “Instituto Salete: um novo amanhecer”, organizado por Nilson Pegorini, que conta com artigos de inúmeros Missionários Saletinos e também ex-seminaristas Saletinos, relatando a evolução histórica do Instituto Salette, em Curitiba (PR), com destaque para o período de repressões da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). E o “Cadernos da Reconciliação”, organizado pelos membros da comissão de implantação do Centro Saletino da Reconciliação, que recolheu alguns artigos antigos e acrescentou alguns trabalhos de conclusão de curso na ótica da Reconciliação. Ambos os livros visam manter vivos a história e o carisma congregacional.

O momento mais esperado foi a inauguração do Provincialato Padre Clemente Henrique Moussier, MS, que abriga, a sede administrativa da província e casa provincial. Ao final da assembleia solenemente foi dada a abertura e o envio para o Ano da Missão, assumido nesse último ano do triênio. 

Confira umas fotos: