ARTIGOS

Maria - a Rainha de toda a Criação

O Papa Francisco na encíclica Laudato si’ (n. 241) diz: “Maria, a mãe que cuidou de Jesus, agora cuida com carinho e preocupação materna deste mundo ferido. Assim como chorou com o coração trespassado a morte de Jesus, assim também agora Se compadece do sofrimento dos pobres crucificados e das criaturas deste mundo exterminadas pelo poder humano. Ela vive, com Jesus, completamente transfigurada, e todas as criaturas cantam a sua beleza. É a Mulher «vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça» (Ap12, 1). Elevada ao céu, é Mãe e Rainha de toda a criação. No seu corpo glorificado, juntamente com Cristo ressuscitado, parte da criação alcançou toda a plenitude da sua beleza. Maria não só conserva no seu coração toda a vida de Jesus, que «guardava» cuidadosamente (cf. Lc2, 51), mas agora compreende também o sentido de todas as coisas. Por isso, podemos pedir-Lhe que nos ajude a contemplar este mundo com um olhar mais sapiente”.

A Bela Senhora da motanha de La Salette expressa justamente esse cuidado quando faz algumas perguntas, algumas delas retóricas: “Há quanto tempo sofro por vocês?”; “Vocês não entendem o francês?”; outras são dirigidas às crianças: “Não compreendeis, meus filhos?”; “Fazeis bem vossa oração, meus filhos?”; “nunca vistes trigo estragado, meus filhos?”; e, finalmente, uma pergunta direta a Maximino: “Mas tu, meu filho, tu deves tê-lo visto?” Todas essas perguntas são feitas por Aquela que conhece perfeitamente o destino do homem na terra. Ela sabe como é difícil se reconciliar com o mundo atingido pelo pecado do homem.

Não sabemos ao certo como isso acontece, mas no Céu Maria cuida de nós seguindo o exemplo do Pai Eterno – santo e perfeito. Pode-se ficar no céu e ser pessoalmente feliz, mas não é possível não se preocupar com o destino de quem ainda está na Terra. O Deus Encarnado, Sua Mãe e todos os Santos conhecem a experiência da vida na Terra e sabem que é preciso lutar constantemente pela salvação eterna, lutando contra o mal.

Podemos também supor que Nossa Senhora intercede incessantemente por nós perante o trono de Deus, para que Ele não cesse de ter misericórdia de nós. Ela pede incessantemente ao Filho que nos dê o remédio da graça, para que não nos desesperemos e não desanimemos. Ela sabe que o Filho não quer castigar ninguém, mas pede-lhe que seja misericordioso para conosco, que relutamos em nos converter, porque desconhecemos aqueles bens que Jesus prometeu. As aparições de Maria na Terra são um exemplo do grande cuidado da Mãe por todos os seus filhos – irmãos e irmãs de Seu Filho Jesus. Ela vem – provavelmente depois das fervorosas orações dirigidas a Deus – para nos fazer aderir a Ele. A atitude de Deus, podemos resumí-la numa frase tirada da parábola do rico e do Lázaro: “Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (Lc16, 31). Mas Maria abre uma exceção: ela não está morta, ela foi elevada ao céu!

Talvez seja por isso que Ela tem o direito e a permissão de Deus para vir até nós e nos convidar a perseverar em viver o Reino de Deus já aqui, na Terra, apesar da existência do pecado e do mal.

Perguntas para reflexão

  • A fé na comunhão dos santos não te lembra que os salvos, mesmo os do Purgatório, se preocupam com o teu destino? Eles sabem o preço da salvação e já sabem muito bem, quais são os perigos no teu caminho para a salvação. Você os aprecia? como?