ARTIGOS

Vocação Saletina: chamados a ser sinal e instrumento da Reconciliação

Pe. Romário Barbosa Santana, MS

Você já parou para pensar o que significa ser um vocacionado? Ouso dizer que ser vocacionado é ser chamado a um serviço. Assim, além do chamado à vida, ao longo do tempo, vamos descobrindo qual a nossa vocação, ou melhor, a qual serviço o Senhor nos chama.

Na Sagrada Escritura, temos (encontramos) vários exemplos de vocação e serviço. Em Marcos 1, 17, Jesus chama Simão e seu irmão André e confia-lhes um serviço, “Sigam-me, e eu farei vocês pescadores de homens”, e em Atos 9, 1-22, o chamado do Senhor a Saulo traduz-se serviço: “eu o escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel” (v.15). Neste sentido, a vocação de todo cristão consiste em dar uma resposta a Deus servindo à Igreja e ao próximo, conforme nos ensinou o Papa Francisco, por ocasião do 55º Dia Mundial de Oração pelas Vocações: “Não temos de esperar que sejamos perfeitos para dar como resposta o nosso generoso “eis-me aqui”, nem assustar-nos com as nossas limitações e pecados, mas acolher a voz do Senhor com coração aberto. Escutá-la, discernir a nossa missão pessoal na Igreja e no mundo e, finalmente, vivê-la no “hoje” que Deus nos concede”.

Na escuta atenta ao chamado do Senhor, vamos descobrindo a que modo o seguir, um estilo de vida e até mesmo um carisma. Os chamados a vocação saletina servem no seio da Igreja ao ministério da Reconciliação, sendo sinal e instrumento. São animados pelo mesmo Espírito Santo que conduziu o Cristo neste mundo, e como devotos da Virgem Maria, com o título de Salette, assumem a condição de servidores na Igreja em vista da missão.

São homens, vindos de vários lugares, disponíveis a seguir a Cristo e tê-lo como regra de vida, fazendo de suas vidas, uma experiência constante da Vida do Filho de Deus, na vivência dos Conselhos Evangélicos e na aplicação dos valores cristãos. São anunciadores da boa nova, da qual o testemunho pessoal é a melhor maneira de anunciar.

Como membros de um Instituto religioso clerical de Direito Pontifício, por parte da Santa Sé, assumem uma identidade na missão da Igreja definida como os Missionários de Nossa Senhora da Salette, uma Congregação Religiosa e Apostólica consagrada ao ministério da Reconciliação. Eis a missão e serviço daqueles que ouvem o chamado do Senhor e decidem vive-lo na família religiosa dos Missionários Saletinos. No exercício das tarefas apostólicas, e sendo sensíveis às necessidades do Povo de Deus, realizar a missão de Reconciliação confiada pela Igreja, sendo um sinal do amor misericordioso de Deus, assim como foi e permanece sendo a Aparição de Nossa Senhora da Salette.

A qual serviço o Senhor te chama?

Seja um servidor devotado do Cristo e da Igreja em vista do cumprimento do ministério da Reconciliação, seja um Missionário de Nossa Senhora da Salette.