NOVENA

"Vinde, meus filhos, não tenhais medo! Aqui estou para vos anunciar uma grande novidade”. “FAZEIS BEM VOSSA ORAÇÃO, MEUS FILHOS?”

Você já parou para pensar com seriedade nesta pergunta de Nossa Senhora da Salette? Trata-se de uma pergunta fundamental. Sabe por quê? Para viver hoje nossa fé diante dos desafios que a realidade nos apresenta, é necessária uma força eficaz, absoluta: a oração.
A oração é a “chave que abre a porta da manhã e fecha a porta da noite”. Só de Deus, por meio da oração, vem toda a nossa força.
Esta novena quer nos fazer levar a sério a pergunta de Nossa Senhora da Salette.
Da resposta que dermos a ela, dependerá a alegria de nosso viver, a qualidade de nosso engajamento na comunidade cristã, a felicidade de nossa família.
Você já parou para pensar com seriedade nesta pergunta de Nossa Senhora da Salette?

NOVENA DE NOSSA SENHORA DA SALETTE

1º DIA (2 Cor 5, 17-6, 2; Sl 81; Lc 12, 1-9)

PALAVRA DE MARIA: “Se meu povo não quer se submeter, sou forçada a deixar cair o braço de meu Filho. É tão forte e tão pesado que não posso mais sustê-lo”.

MEDITAÇÃO: Grave advertência! A Virgem Maria chora sobre “seu povo”. Com ternura e firmeza, lembra-nos o essencial: só podemos ser salvos por Jesus, seuFilho,”a Quem Deus tudo submeteu” (1 Cor 15,26). Com a força de seu amor, Deus quer nos salvar: “Manifestando a força de seu braço, dispersa os homens de coração orgulhoso e exalta os humildes”. Cabe a nós escolher! Se recusarmos seguir seu Filho, MARIA nada poderá fazer por nós, a não ser chorar para nos convencer de nosso pecado.

OREMOS: Quando estamos desamparados, ensinai-nos, ó Mãe de Cristo, a olhar para vosso Filho. Queremos lhe submeter todos os nossos pensamentos e palavras, nossas ações e afeições. Que se manifeste em nós a força de seu amor. Fazei nosso coração semelhante ao de vosso Filho. E que Nele, vossos filhos, infiéis e dispersos, se tornem verdadeiramente “vosso povo”. Amém.

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS, Ó NOSSA SENHORA DA SALETTE…

2 º DIA (At 1,12-14; Sl 40; Jo 19,25-27)

PALAVRA DE MARIA: “Há quanto tempo sofro por vós! Se quero que meu Filho não vos abandone, sou incumbida de suplicá-lo sem cessar e, quanto a vós, nem fazeis caso”.

MEDITAÇÃO: As lágrimas e a Mensagem de Maria, em LA SALETTE, nos recordam duas realidades: ontem a Mãe das Dores, de pé, junto à Cruz de Jesus, recebia a missão de fazer de nós pessoas de fé: “Eis teu filho”; hoje, “o amor materno de Maria a torna atenta aos irmãos de seu Filho que ainda peregrinam rodeados de perigos e dificuldades” (LUMEN GENTIUM, 62). O próprio Jesus nos leva a contemplar Maria e a imitar sua fé inabalável, sua incessante oração e ativa caridade: “Eis tua Mãe”.

OREMOS: Lembrai-vos Mãe das Dores, de vossos sofrimentos por nós no Calvário, unida à Paixão de vosso Filho Jesus. Não cesseis de interceder por nós, junto a vosso Filho: que Ele não nos abandone em nosso pecado e indiferença, que rompa as correntes de nossas injustiças, fortaleça nossos corações e nos ensine a reconhecer seu Rosto sofredor em cada um de nossos irmãos doentes, marginalizados ou oprimidos. Amém.

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

3º DIA (Hb 4, 9; Sl 46; Mt 12, 1-8.9-15)

PALAVRA DE MARIA: “Dei-vos seis dias para trabalhar, reservei-me o sétimo, e não querem me concedê-lo”.

MEDITAÇÃO: Deixemo-nos questionar: sim, o sétimo dia a Deus pertence. Ele o quis para nos libertar das contrariedades do trabalho, do círculo vicioso da produção e do consumismo, para nos fazer tomar consciência de que somos pessoas livres, dotadas de uma liberdade que é dom de Deus. Ele reservou esse dia para que nos lembremos de que somos “filhos seus em Cristo”, conduzidos por seu Espírito (Rm 8, 16). Esse dia, que restitui nossa liberdade e dignidade, nos congrega também como irmãos, irmãos a se reconciliar! Que fazemos de nosso domingo?

OREMOS: Virgem Fiel, que quereis nos restituir nossa dignidade de pessoas livres e de filhos de Deus, ensinai-nos também os caminhos da reconciliação com nossos irmãos. Que brilhe sobre nós o Dia do Senhor, que ele dê sentido a nosso trabalho e a nossa solidariedade, a fim de que, em Jesus Cristo, rendamos graças a Deus que quer a salvação de todos. Amém.

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

4º DIA (1 Tm 1,18-2,6; Sl 113; Mc 9, 2-10)

PALAVRA DE MARIA: “E também os carroceiros não sabem jurar sem abusar do Nome de meu Filho”.

MEDITAÇÃO: “Jurar como um carroceiro” é descarregar sobre Deus a responsabilidade de nossas desgraças, grandes ou pequenas. Ora, o Nome Jesus significa “Deus salva”. Que contradição! É o Nome do Filho de Deus, o Irmão Universal que passou por nossa vida e pela morte de cruz, conservando sua confiança no Pai, respeitando a liberdade de cada um de nós, até dos próprios inimigos, sendo sempre nosso Irmão! Batizados em nome de Jesus Cristo, somos nós verdadeiramente discípulos seus?

OREMOS: Mãe de Cristo ensinai-nos a depositar nossa confiança no Nome de Jesus, “o único nome pelo qual podemos ser salvos” (At 4, 12). Invocai sobre nós o Nome de vosso Filho. Que a santidade de nossa vida e o amor testemunhado a todos os nossos irmãos manifestem ao mundo a ternura de Deus, revelada em Jesus, o Cristo, Nosso Senhor. Amém.

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

5º DIA (Tg 5, 1-8; Sl 51;Lc 12, 34-37)

PALAVRA DE MARIA: “Se a colheita se estraga é só por vossa causa. Eu vos mostrei no ano passado com as batatinhas: vós nem fizestes caso! Ao contrário, quando encontráveis batatinhas estragadas, praguejáveis… Os outros farão penitência pela fome”.

MEDITAÇÃO: Nossa Mãe não desvia nossa atenção, mas nos aponta os males desse mundo … e a nossa indiferença também! Hoje, dois terços da humanidade morrem ou sofrem de fome, os direitos humanos são violados, a injustiça está à nossa porta. E nós nem fazemos caso! Não é pelo que possuímos que seremos salvos, mas pela Palavra de Cristo: “Tive fome e me destes de comer…, era peregrino, doente, prisioneiro… e vós me visitastes (Mt 25, 31s).

OREMOS: Ó Virgem da SALETE, abri nosso olhar para a infelicidade de nossos irmãos. Abri nossos corações a fim de que, trabalhando nesse mundo que passa, se apeguem àquilo que não passa. Abri nossas mãos para partilhar com os mais pobres. Que através de nós, vosso Filho continue a alimentar e curar, a amar, perdoar e  construir um mundo conforme o coração do Pai. Amém.

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

6º DIA (At 2,36-42; Sl 15; Mt 9, 1-8)

PALAVRA DE MARIA:  “Se se converterem, as pedras e rochedos se transformarão em montões de trigo…”

MEDITAÇÃO: “Todo homem acorre a Vós, por causa de seus pecados. Oprime-nos o peso de nossas faltas. Vós nos perdoais” (Sl 64, 3- 4). Ao oprimido pelo pecado Jesus diz: “Levanta-te, toma teu leito e vai para casa” (Mc 2, 11). Reconhecemos Nele o Deus que perdoa, que nos levanta e nos põe a andar. Caminhemos no seguimento do Cristo. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Caminho a seguir. Verdade a descobrir. Vida a ser partilhada. A Vida que pode fazer germinar o deserto de nossos corações e de nosso mundo, em colheitas superabundantes…, se nos deixarmos converter!

OREMOS: Que vossa incessante oração, ó Virgem Reconciliadora, nos obtenha, de vosso Filho, o perdão de nossos pecados. Que vossas lágrimas de Mãe transformem em coração de carne nosso coração de pedra. Que vossa inabalável fidelidade sustente a nossa fé vacilante, e nos faça constantemente voltar àquele que é nosso único Salvador, vosso Filho Senhor. Amém.

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

7º DIA (Cl 3,12-17; S1 127; Lc 11, 1-1.3)

PALAVRA DE MARIA: “Fazeis bem vossa oração, meus filhos?… É preciso fazê-la de noite e de manhã… Só vão à Missa para zombar da religião. Durante a Quaresma vão ao açougue como cães”.

MEDITAÇÃO: A Virgem Maria nos questiona sobre a qualidade dos gestos de fé que nos ligam a Deus, e que são fonte de nossa conversão. A cada dia, a oração da manhã e da noite, diálogo livre e constante com Deus! “Pai, não o que quero, mas o que Tu queres!” A cada semana, a assembleia eucarística dos cristãos: – memória da Morte de Cristo que suscita nosso amor, presença do Ressuscitado que reaviva nossa fé, espera de sua vinda que nutre nossa esperança! A cada ano, a Quaresma de penitência, de oração e de partilha, a Via Sacra onde Cristo nos ensina a dar a Deus nossa vida, no serviço a nossos irmãos.

OREMOS: Serva do Senhor, ensinai-nos a fazer de nossa vida uma oferenda agradável a Deus. Que nossa vida seja uma oração e que nossa oração seja fonte de vida. Mantende-nos junto a Vós no coração da Igreja, dispostos a partilhar das lutas e sofrimentos dos homens de nosso tempo, para que surja um mundo novo. Amém.      

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

8º DIA (Rm 12, 4-18, Sl 103,13-18; Mc 6, 34-44)

PALAVRA DE MARIA:  “…teu pai te deu um pedaço de pão, dizendo-te: – “Toma, meu filho, come pão neste ano ainda, pois não sei quem comerá pão no ano próximo se o trigo continuar assim”.

MEDITAÇÃO: O temor de um mal iminente, a despreocupação de uma criança, o cuidado de um pai, o pão partilhado: coisas da vida, presentes na memória e no coração de Maria. E por que não confiarmos Nela? “Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem?” (Mt 7,11).  Esse pão partilhado nos relembra todas as fomes dos homens, e também Aquele que é o Pão da Vida partido para saciar todas as nossas fomes.

OREMOS: Ó Mãe, atendei a todos os abandonados. Despertai-nos para a ternura. Renovai nossa confiança no Pai. Fazei-nos partilhar de seus cuidados em salvar seus filhos de todas as fomes do corpo, do coração e do espírito. Dai-nos fome do Pão da Vida, Jesus, vosso Filho, nosso Senhor. Amém.

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

9º DIA (At 1, 6-12; Sl 146; Jo 17, 6-21)

PALAVRA DE MARIA: “Pois bem meus filhos, comunicareis isso a todo o meu povo!”

MEDITAÇÃO: Depois de nos relembrar que vivemos diante de Deus, um Deus que ama e salva, que nos conhece mais do que nós a nós mesmos, Maria nos relembra também qual é a nossa missão: levar ao mundo a Boa Nova de Jesus Cristo. Impregnados de seu Espírito, consagrados na verdade e no amor, devemos participar, com todos os homens de boa vontade, das buscas e lutas para, com Deus, construir um mundo mais humano e um homem à imagem de Cristo. A Virgem Maria maternalmente nos acompanha e nos encoraja: “Vamos, meus filhos, comunicai isso a todo meu povo!”

OREMOS: Virgem da SALETTE, olhai para vosso povo tão frequentemente infiel. Não permitais que se percam as sementes do bem que germinam no coração e na mente dos homens e povos. Que o Espírito Santo cure, eleve e complete em nós, nossos esforços vacilantes para a liberdade, a justiça e a unidade. Mãe da Igreja, atraí-nos para vosso Filho Ressuscitado, fazei-nos viver de seu Espírito para a glória do Pai e a felicidade de todos. Desde agora e para sempre. Amém.                                                           

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…