Domingo, 17 de Dezembro de 2017

SAVs – SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL SALETINO

Publicado em VOCACIONAL
Lido 461 vezes
Avalie este item
(2 votos)

 

ft equipe savs jul 2017A preocupação com as vocações não se liga apenas a uma pessoa ou a um grupo, mas deve fazer parte do espírito eclesial, e a Igreja deverá expressar a sua preocupação com um trabalho vocacional que seja seguido, acompanhado de maneira responsável e feita de forma orgânica, centrado nas orientações do Magistério, das Conferências Latino Americanas e da Conferência dos Bispos do Brasil. A orientação e promoção vocacional, deve caminhar com a Igreja e por ela atendendo o convite de Jesus: “Vem e segue-Me”. Consciente desta atribuição, a Província Imaculada Conceição dos Missionários de Nossa Senhora da Salette no Brasil trabalha o anúncio vocacional através do Serviço de Animação Vocacional Saletino (SAVs) que caminha de acordo com a caminhada da Igreja e reflete em seu trabalho o espírito vocacional da mesma. Portanto, O Serviço de Animação Vocacional, por meio da Equipe Provincial de Animação Vocacional, situa-se no seio da Província, como mecanismo que apoia, incentiva, desperta e anima a vida vocacional não só em nossas Paróquias e Santuários, mas no Brasil inteiro através de parcerias com Dioceses, Institutos, Congregações, Escolas, Leigos, etc.

1 - Objetivos: 

O Serviço de Animação Vocacional Saletino tem como principal objetivo criar na Província Imaculada Conceição dos Missionários Saletinos no Brasil uma Forte cultura vocacional de modo que se contemple em todas obras da Província a valorização e o incentivo por todas as vocações.

2 - Finalidade

A finalidade primeira e maior das estruturas que se possam criar na Província para o trabalho vocacional é a de despertar e cultivar a vocação religiosa, presbiteral, laical e missionária em jovens que manifestem interesse vocacional, ajudando-os a dar passos importantes para ingressarem na Casa de Formação e em grupos ou movimentos paroquiais.

3 -  Pretensões:

  • Criar em nossa Província uma forte cultura vocacional de modo que se contemple em todas as suas obras a valorização e o incentivo por todas as vocações.
  • Conhecer o plano de atuação da Pastoral Vocacional no Brasil para planejar de forma orgânica o itinerário vocacional;
  • Valorizar a própria experiência do vocacionado, em vista de uma resposta adulta, em sintonia com a metodologia do Concílio Vaticano II e da Igreja latino-americana;
  • Criar e organizar atividades de animação vocacional a fim de conscientizar a todos de que formamos a Igreja, “assembleia dos chamados”.
  • Avaliar continuamente o processo metodológico de animação vocacional;

ft equipe savs jul 2017 24 -  A Estrutura

A Pastoral Vocacional é fundamental na vida da Igreja. É parte integrante da pastoral e dá vida ao trabalho eclesial. Necessita de responsáveis, organização, planejamento e objetivos claros. Por isso, os Missionários Saletinos a organiza de forma provincial, regional e paroquial.

Última modificação em Sexta, 28 Julho 2017 08:46

Mais Lidas

Advento: Significado e origem

04 Dez 2017 Notícias Salette

O tempo do Advento

04 Dez 2017 Notícias Salette

A lição da humildade: Maria e José

05 Dez 2017 Notícias Salette