Quinta-Feira, 25 de Maio de 2017

Paróquia São Roque - Presidente Tancredo Neves - BA

Lido 5587 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Localizada no baixo sul da Bahia, as margens da BR 101, a Cidade de Presidente Tancredo Neves, antiga Itabaina, tornou-se Paróquia no dia 08 de março de 2009.
Paróquia muito recente, mas de existência longa. Os Missionários Saletinos chegaram na cidade desbravando os caminhos dessa região, e o fruto desse árduo e belo trabalho missionário deu-se a construção dessa Paróquia que tem como Padroeiro São Roque e pertence a Diocese de Amargosa.

Um pouco de História

No início existia apenas uma capelinha na cidade que era dedicada a São Roque e fazia parte do território da Paróquia de Valença, que também é atendida pelos Padres Saletinos, com o tempo a cidade cresceu e tornou-se uma comunidade independente da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Valença.

O primeiro saletino a residir na cidade foi o Padre Zeferino Bernardi, que já tinha um longo trabalho missionário na região.

Conforme os livros da antiga capela, numa celebração Eucarística com a presença de lideranças da região e da Cidade de Valença, no dia 05 de abril de 1992, aconteceu esse ato que marcaria um novo tempo para essa cidade. Ajudaram ainda nessa nova obra: Pe. Abel Gemmele, Pe. Nilvo Moreto, Pe. Gineto Antonio Colpo e Pe. João da Silva Holek, todos Missionários Saletinos atuantes na região, durante esse tempo construíram a Igreja Matriz e a Casa Paroquial, além de fortalecer as pastorais e movimentos na cidade.

A Igreja Matriz da cidade tem como Padroeira Nossa Senhora da Salette, por iniciativa dos Padres Abel Gemmele e Nilvo Moreto.

Depois de um longo processo de conversas com a Diocese e a comunidade, decidiu-se fazer ai uma nova Paróquia e aos oito dias do mês de março, do ano de dois mil e nove, às dez horas e quarenta minutos, no largo da Igreja de Nossa Senhora da Salette, foi celebrada a Santa Missa de instalação da Paróquia São Roque da cidade de Tancredo Neves.

A celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano D. João Nilton dos Santos Souza e contou com a presença de grande porte do clero Diocesano e de representantes da Congregação dos Padres Saletinos.

No início da Celebração, após o processo inicial, fez-se a leitura do Decreto de Criação e instalação da Nova Paróquia e das Provisões de Posse do primeiro Pároco, Pe. Marcos Reis dos Santos, MS. e do Vigário Paroquial, Pe. Francisco Carlos dos Santos MS.

Atualmente a Paróquia conta com 42 comunidades na Zona Rural e 02 capelas na sede da Paróquia, além da Igreja Matriz.

Veja algumas  fotos:

Horário de atendimento na secretaria:

Segunda a sexta – 14h00min às 17h00min.
Sábado – 8h às 11h

 
 

Missas na Igreja Matriz

Domingo – 19h30
Quinta – 19h30

Datas especiais:

Missa do Apostolado – primeira sexta-feira de cada mês – 17h
Celebração da catequese – primeiro domingo de cada mês – 8h


Missa nas comunidades: conforme programação do mês

Nosso Endereço:

Pe. Valdésio Santos, MS e o vigário Pe. David Reis Magalhães, MS.

 

Última modificação em Quarta, 08 Julho 2015 17:18

Mais Lidas

Maria na história da Igreja

08 Mai 2017 Notícias Salette

Maria, Modelo da Igreja

08 Mai 2017 Notícias Salette

Maio, mês de Maria

08 Mai 2017 Notícias Salette

Nota de pesar

16 Mai 2017 Notícias Salette