Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2017

Paróquia São Roque - Presidente Tancredo Neves - BA

Lido 6034 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Localizada no baixo sul da Bahia, as margens da BR 101, a Cidade de Presidente Tancredo Neves, antiga Itabaina, tornou-se Paróquia no dia 08 de março de 2009.
Paróquia muito recente, mas de existência longa. Os Missionários Saletinos chegaram na cidade desbravando os caminhos dessa região, e o fruto desse árduo e belo trabalho missionário deu-se a construção dessa Paróquia que tem como Padroeiro São Roque e pertence a Diocese de Amargosa.

Um pouco de História

No início existia apenas uma capelinha na cidade que era dedicada a São Roque e fazia parte do território da Paróquia de Valença, que também é atendida pelos Padres Saletinos, com o tempo a cidade cresceu e tornou-se uma comunidade independente da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Valença.

O primeiro saletino a residir na cidade foi o Padre Zeferino Bernardi, que já tinha um longo trabalho missionário na região.

Conforme os livros da antiga capela, numa celebração Eucarística com a presença de lideranças da região e da Cidade de Valença, no dia 05 de abril de 1992, aconteceu esse ato que marcaria um novo tempo para essa cidade. Ajudaram ainda nessa nova obra: Pe. Abel Gemmele, Pe. Nilvo Moreto, Pe. Gineto Antonio Colpo e Pe. João da Silva Holek, todos Missionários Saletinos atuantes na região, durante esse tempo construíram a Igreja Matriz e a Casa Paroquial, além de fortalecer as pastorais e movimentos na cidade.

A Igreja Matriz da cidade tem como Padroeira Nossa Senhora da Salette, por iniciativa dos Padres Abel Gemmele e Nilvo Moreto.

Depois de um longo processo de conversas com a Diocese e a comunidade, decidiu-se fazer ai uma nova Paróquia e aos oito dias do mês de março, do ano de dois mil e nove, às dez horas e quarenta minutos, no largo da Igreja de Nossa Senhora da Salette, foi celebrada a Santa Missa de instalação da Paróquia São Roque da cidade de Tancredo Neves.

A celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano D. João Nilton dos Santos Souza e contou com a presença de grande porte do clero Diocesano e de representantes da Congregação dos Padres Saletinos.

No início da Celebração, após o processo inicial, fez-se a leitura do Decreto de Criação e instalação da Nova Paróquia e das Provisões de Posse do primeiro Pároco, Pe. Marcos Reis dos Santos, MS. e do Vigário Paroquial, Pe. Francisco Carlos dos Santos MS.

Atualmente a Paróquia conta com 42 comunidades na Zona Rural e 02 capelas na sede da Paróquia, além da Igreja Matriz.

Veja algumas  fotos:

Horário de atendimento na secretaria:

Segunda a sexta – 14h00min às 17h00min.
Sábado – 8h às 11h

 
 

Missas na Igreja Matriz

Domingo – 19h30
Quinta – 19h30

Datas especiais:

Missa do Apostolado – primeira sexta-feira de cada mês – 17h
Celebração da catequese – primeiro domingo de cada mês – 8h


Missa nas comunidades: conforme programação do mês

Nosso Endereço:

Pe. Valdésio Santos, MS e o vigário Pe. David Reis Magalhães, MS.

 

Última modificação em Quarta, 08 Julho 2015 17:18