Quinta-Feira, 25 de Maio de 2017
LEITURA A visita de Pedro e de João aos cristãos da Samaria é um exemplo de unidade (1ª Leitura). É o início da missão evangelizadora da Igreja. A imposição das mãos sobre aqueles cristãos que apenas haviam sido batizados é um modo de “confirmar” o trabalho realizado por Felipe. O Espírito Santo, já conferido no Batismo é agora sinal de…
LEITURA Neste Tempo Pascal continuamos a refletir o que foi acontecendo com os Apóstolos e com as primeiras comunidades cristãs na missão de continuar o caminho iniciado com Jesus. O Livro dos Atos dos Apóstolos nos permitem fazer uma significativa reflexão do anúncio e da catequese que fundamentou a vida de fé daqueles que descobriram a ressurreição e sentiram a…
LEITURA O 4º Domingo da Páscoa é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe, neste domingo, um trecho do capítulo 10 do Evangelho de São João, no qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. O Salmo Responsorial deste domingo nos apresenta o verdadeiro sentido dessa imagem que já era muito conhecida no Antigo Testamento.…
LEITURA A fé na ressurreição de Jesus dá nova força à palavra de Pedro. A Primeira Leitura conta como Pedro, ficando em pé, fez um anúncio corajoso e que, na realidade, é o próprio fundamento das primeiras comunidades cristãs. Ele faz memória do testemunho público de Jesus; faz uma releitura do Antigo Testamento e percebe o mistério da vida, morte…
LEITURA A Primeira Leitura deste domingo é o relato de uma experiência verdadeiramente cristã da força que vem da união de todos após a morte de Jesus. Ela descreve a Comunidade cristã de Jerusalém. Uma comunidade muito diferente das experiências daquele tempo pois é reconhecida como uma “comunidade de irmãos” perseverantes na catequese (ensino dos Apóstolos), na caridade (partilha dos…
LEITURA A Vigília Pascal é a celebração da Páscoa da Ressurreição do Senhor. É sobre este fato que se baseia toda a nossa fé. “Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro... Então encontraram um anjo que disse às mulheres: Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que…
LEITURA Hoje é um dia de especial silêncio na Igreja. Também a celebração deste dia é inundada deste silêncio orante onde se respeita a dor do Cristo e a dor de toda a comunidade cristã que, mesmo depois de dois mil anos, reverencia seu Mestre e Senhor morto, na certeza de sua ressurreição. O luto e a dor tomam conta…
LEITURA Começamos o Tríduo Pascal. Com a celebração de hoje celebra-se a “Ceia do Senhor”. Durante a sua última ceia com os discípulos, Jesus institui a Eucaristia e o Sacerdócio e dá a todos aquilo que ele mesmo chama de o “mandamento novo”. Um mandamento fundamentado no amor fraterno e no serviço aos irmãos, visível no seu gesto de lavar…
LEITURA O “Domingo de Ramos” e também, da “Paixão do Senhor” coloca juntos o triunfo de Jesus e sua paixão. Na celebração e no ensinamento deste dia, a Igreja expressa com a Liturgia esta dupla realidade da glória e do sofrimento própria do mistério pascal. A procissão de início da celebração recorda a entrada de Jesus em Jerusalém e a…

O GRITO DA VIDA

LEITURA A Liturgia da Palavra dos domingos anteriores faz uma sequência que nos ajuda a entender a mensagem deste Quinto Domingo da Quaresma: Cristo, água viva para a nossa sede (Samaritana); Cristo, luz para as nossas trevas (cura do Cego) e hoje, Cristo, ressurreição para a vida (Lázaro). Para São Paulo, a quem se atribui a autoria da Carta aos…

Mais Lidas

Maria na história da Igreja

08 Mai 2017 Notícias Salette

Maria, Modelo da Igreja

08 Mai 2017 Notícias Salette

Maio, mês de Maria

08 Mai 2017 Notícias Salette

Nota de pesar

16 Mai 2017 Notícias Salette