Segunda-Feira, 26 de Junho de 2017
LEITURA Jeremias é um profeta que vem do mundo do campo, do interior, de onde é possível ver e entender melhor o ciclo das coisas. Ele é capaz de ver com clareza que sem conversão a situação do seu povo e do seu país continuará se deteriorando por causa das injustiças e da falta de honestidade. Jeremias irá sofrer por…
LEITURA A palavra que une todas as leituras deste Domingo é “um povo sacerdotal”, isto é, um povo escolhido, eleito, destinado à uma missão. O autor da Primeira Leitura, tirado do Livro do Êxodo, imagina o povo de Israel como um povo em permanente serviço a Deus. O “Deus da Aliança” escolhe Israel para com ele estabelecer laços de comunhão…
LEITURA Hoje celebramos o sacramento da Eucaristia que o Senhor nos deixou como um sinal de sua presença, do seu sacrifício na cruz e da vida plena prometida e alcançada por Ele a todos nós. Na verdade, o dom de Deus para toda a humanidade, em Cristo Jesus, sempre se expressa, do começo ao fim, na forma do corpo. Primeiramente…
LEITURA Na Segunda Carta aos Coríntios, Paulo expressa toda a sua convicção sobre o Evangelho que prega e mesmo dizendo-se que muitas vezes é fraco, sente que a força se manifesta justamente nesta fraqueza. No trecho da Segunda Leitura da Festa da Santíssima Trindade podemos perceber esta motivação profunda de Paulo quando ele diz “vivei em paz e o Deus…
LEITURA Com o envio do Espírito Santo sobre os Apóstolos celebramos o Domingo de Pentecostes e com esta festa celebramos também o início da missão e o nascimento da Igreja. Encerra-se hoje o Tempo Pascal. A Sequência, isto é, o hino que se proclama antes da aclamação do Evangelho da missa deste domingo, nos dá a verdadeira profundidade e espiritualidade…
LEITURA Com a celebração litúrgica da Ascensão do Senhor temos um significado profundo para a espiritualidade do seguimento de Jesus, mas também temos aí um importante momento de conscientização da missão evangelizadora da Igreja na perspectiva da construção do Reino de Deus. Com a Ascensão celebramos o final da missão terrena de Jesus e o início da missão da Igreja,…
LEITURA A visita de Pedro e de João aos cristãos da Samaria é um exemplo de unidade (1ª Leitura). É o início da missão evangelizadora da Igreja. A imposição das mãos sobre aqueles cristãos que apenas haviam sido batizados é um modo de “confirmar” o trabalho realizado por Felipe. O Espírito Santo, já conferido no Batismo é agora sinal de…
LEITURA Neste Tempo Pascal continuamos a refletir o que foi acontecendo com os Apóstolos e com as primeiras comunidades cristãs na missão de continuar o caminho iniciado com Jesus. O Livro dos Atos dos Apóstolos nos permitem fazer uma significativa reflexão do anúncio e da catequese que fundamentou a vida de fé daqueles que descobriram a ressurreição e sentiram a…
LEITURA O 4º Domingo da Páscoa é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe, neste domingo, um trecho do capítulo 10 do Evangelho de São João, no qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. O Salmo Responsorial deste domingo nos apresenta o verdadeiro sentido dessa imagem que já era muito conhecida no Antigo Testamento.…
LEITURA A fé na ressurreição de Jesus dá nova força à palavra de Pedro. A Primeira Leitura conta como Pedro, ficando em pé, fez um anúncio corajoso e que, na realidade, é o próprio fundamento das primeiras comunidades cristãs. Ele faz memória do testemunho público de Jesus; faz uma releitura do Antigo Testamento e percebe o mistério da vida, morte…

Mais Lidas

Error: No articles to display