Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017

AÇÃO PASTORAL

Publicado em CASAS DE FORMAÇÃO
Lido 1453 vezes
Avalie este item
(0 votos)

 

AÇÃO PASTORAL



Na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, número 1, nos é apresentada a “Pastoral” como “O empenho em anunciar o Evangelho aos homens do nosso tempo, animados pela esperança, mas ao mesmo tempo torturados muitas vezes pelo medo e pela angústia, é sem dúvida alguma um serviço prestado à comunidade dos cristãos, bem como a toda a humanidade”. Assim sendo, compreendemos que Pastoral é toda a ação da Igreja e sua missão de anunciar e fazer acontecer o Reino de Deus.

É nesse sentido que nós necessitamos ver e levar a nossa ação pastoral, como um braço estendido do próprio Deus, a todas as pessoas, indiscriminadamente, assim como foi a ação pastoral do Cristo.

Precisamos nos apropriar do nosso ser missionário, sair de nossos comodismos e esquemas prontos para realizar eficazmente o anúncio do Reino, Reino esse de amor, solidariedade, inclusão e, acima de tudo, de paz e justiça.

Pois, como diz o documento de Aparecida, somos convocados a ser discípulos missionários, carregando em nós os “mesmos sentimentos de Cristo” (Fl 2,5), e não os nossos sentimentos egoístas e preconceituosos. Precisamos sim, fazer com que a nossa ação proporcione ao povo de Deus, cansado de tanto sofrer, e de ser a cada dia bombardeado pelo ter e possuir, a experiência da Graça da Páscoa.

Como agentes da Reconciliação, proporcionemos às nossas vidas a verdadeira das trevas para a luz, das ilusões midiáticas para um mergulho bonito e gratificante na misericórdia de Deus. Pois, é essa a nossa missão primeira: sermos sinais de contradição e esperança para o povo de Deus e para que o Reino se faça presente e aconteça.

Neste ano de 2013, a comunidade de Curitiba esta assim dividida em sua ação pastoral: Ir. Claudir Costenaro e Ir. Jean Costa realizam sua ação na Paróquia da Imaculada Conceição, no bairro do Atuba, na qual junto as suas lideranças ajudam na formação da Catequese, Pastoral do Batismo, Coroinhas e Liturgia.

Ir. Fábio Lima e Ir. Tiago Costa em conjunto com o Pe. Renoir Dalpizol ajudam no Santuário Salette, realizando formações com as suas lideranças nas diversas Pastorais ali presentes.
É com ansiedade e empenho que estamos semeando a semente do Reino e esperamos que essa semente germine e possa dar frutos como o próprio Jesus falou: “cem por um, sessenta por um e trinta por um”,  junto a porção do povo de Deus ali reunido. Peçamos à Virgem Santa, Mãe da Reconciliação, que as suas lágrimas reguem e a nossa ação pastoral, fazendo- nos semelhantes ao seu Filho Jesus.

Ir. Jean Costa

Última modificação em Quarta, 05 Março 2014 14:53

Mais Lidas

Um mês dedicado às vocações

03 Ago 2017 Notícias Salette

Mês Vocacional 2017

07 Ago 2017 Notícias Salette

A Vocação Sacerdotal

13 Ago 2017 Notícias Salette

A Vocação de ser pai

13 Ago 2017 Notícias Salette