Sábado, 29 de Abril de 2017

Leigos e Leigas Saletinos do Brasil

Publicado em LEIGOS SALETINOS
Lido 9716 vezes
Avalie este item
(0 votos)


PROJETO DE ESPIRITUALIDADE SALETINA PARA LEIGOS

2O Movimento dos Leigos e Leigas Saletinos do Brasil tem sua origem no ano de 2003, quando se iniciou o Projeto de Espiritualidade Saletina para os Leigos, por iniciativa do Conselho Provincial dos Missionários de Nossa Senhora da Salette - Província Imaculada Conceição.

O Projeto tinha por objetivo despertar, nas comunidades saletinas locais, o interesse pela espiritualidade saletina, introduzir os leigos no universo teológico da Salette, preparar as etapas nacionais sobre a Espiritualidade Saletina e introdução à Mariologia ou o lugar de Maria no Plano da Salvação, tendo por base o livro Salette - Opção de Vida, do Pe. Marcel Schlawert, MS.

Realizada essas etapas locais de formação, algumas pessoas foram relacionadas para dar continuidade ao aprofundamento da Espiritualidade Saletina, e, em conseqüência, estruturar o Movimento, com a forma que tem atualmente.

Entre os anos de 2004 e 2007 duas turmas de Leigos e Leigas Saletinos, oriundos das comunidades saletinas no país, serviram de experiência para divulgar e aprofundar a Espiritualidade Saletina da Reconciliação entre os leigos, ampliando a reflexão a partir dos grandes princípios da experiência de Deus e das realidades urgentes de hoje. Esse aprofundamento espiritual aconteceu em cinco etapas de formação para cada turma; a primeira entre 2004-2005 e a segunda durante os anos de 2006-2007. Essas etapas de formação e aprofundamento ocorreram no Instituto Salette, em Curitiba (PR)

O ano de 2008 foi utilizado para estruturar o Movimento, baseado na experiência acumulada pelos participantes e, logicamente, pelos próprios Missionários Saletinos que, no dizer do Pe. Venâncio Nunda, MS, “foi uma forma de resgatar a legalidade da aparição de Nossa Senhora em La Salette, posto que ela apareceu a dois leigos, dois jovens leigos.”

Rica em espiritualidade e em princípios cristãos, a experiência acumulada durante esse período levou a estruturação do Movimento dos Leigos e Leigas Saletinos, regido pelos “Princípios Orientativos dos Leigos e Leigas Saletinos – Discípulos e Missionários da Reconciliação”, cujo conteúdo poderá ser acessado em página à parte neste portal.

Dispostos a serem agentes de paz e reconciliação, em todas as suas esferas de participação, os Leigos e Leigas Saletinos tem, por opção de vida, um compromisso com a reconciliação, quer seja consigo mesmo, quer seja com Deus nosso Pai, quer seja com o próximo e quer seja com a natureza.

Esse compromisso, baseado nas virtudes teologais (fé, esperança e amor) vai muito além das orações; materializa-se em ações concretas dentro da comunidade, dentro de suas famílias e expande-se em suas áreas de atuação. Enquanto houver uma pessoa sofrendo, o saletino não pode descansar.

Para seu fortalecimento espiritual o Leigo ou Leiga Saletino é convidado ou convidada a rezar e refletir sobre os “Princípios de Vida e de Espiritualidade dos Leigos e Leigas Saletinos do Brasil (uma oração e reflexão para cada dia do mês)”; a rezar diariamente a oração do LEMBRAI-VOS; em suas orações diárias pedir por todos os companheiros leigos, leigas, participantes e benfeitores, especialmente pelos doentes e participar das Missas nos dias 19 de cada mês.

Seja um Leigo ou Leiga Saletino, procure algum representante do grupo em sua comunidade, converse com ele.

Ouça o Hino dos Leigos Saletinos:

Conheça os Princípios Orientativos dos Leigos Saletinos. Clique aqui

Veja algumas fotos:

Última modificação em Segunda, 23 Março 2015 17:12

Mais Lidas

Aborto: nova nota de condenação da CNBB

Aborto: nova nota de condenação da CNBB

12 Abr 2017 Notícias Salette

A Virgem Maria no Tempo da Páscoa

A Virgem Maria no Tempo da Páscoa

17 Abr 2017 Notícias Salette

Regina Coeli - Domingo da Misericórdia

Regina Coeli - Domingo da Misericórdia

23 Abr 2017 Notícias Salette

Maio de Maria, mãe e mestra, de mil nomes

Maio de Maria, mãe e mestra, de mil nomes

28 Abr 2017 Notícias Salette