Quinta-Feira, 25 de Maio de 2017

Leigos e Leigas Saletinos do Brasil

Publicado em LEIGOS SALETINOS
Lido 9809 vezes
Avalie este item
(0 votos)


PROJETO DE ESPIRITUALIDADE SALETINA PARA LEIGOS

2O Movimento dos Leigos e Leigas Saletinos do Brasil tem sua origem no ano de 2003, quando se iniciou o Projeto de Espiritualidade Saletina para os Leigos, por iniciativa do Conselho Provincial dos Missionários de Nossa Senhora da Salette - Província Imaculada Conceição.

O Projeto tinha por objetivo despertar, nas comunidades saletinas locais, o interesse pela espiritualidade saletina, introduzir os leigos no universo teológico da Salette, preparar as etapas nacionais sobre a Espiritualidade Saletina e introdução à Mariologia ou o lugar de Maria no Plano da Salvação, tendo por base o livro Salette - Opção de Vida, do Pe. Marcel Schlawert, MS.

Realizada essas etapas locais de formação, algumas pessoas foram relacionadas para dar continuidade ao aprofundamento da Espiritualidade Saletina, e, em conseqüência, estruturar o Movimento, com a forma que tem atualmente.

Entre os anos de 2004 e 2007 duas turmas de Leigos e Leigas Saletinos, oriundos das comunidades saletinas no país, serviram de experiência para divulgar e aprofundar a Espiritualidade Saletina da Reconciliação entre os leigos, ampliando a reflexão a partir dos grandes princípios da experiência de Deus e das realidades urgentes de hoje. Esse aprofundamento espiritual aconteceu em cinco etapas de formação para cada turma; a primeira entre 2004-2005 e a segunda durante os anos de 2006-2007. Essas etapas de formação e aprofundamento ocorreram no Instituto Salette, em Curitiba (PR)

O ano de 2008 foi utilizado para estruturar o Movimento, baseado na experiência acumulada pelos participantes e, logicamente, pelos próprios Missionários Saletinos que, no dizer do Pe. Venâncio Nunda, MS, “foi uma forma de resgatar a legalidade da aparição de Nossa Senhora em La Salette, posto que ela apareceu a dois leigos, dois jovens leigos.”

Rica em espiritualidade e em princípios cristãos, a experiência acumulada durante esse período levou a estruturação do Movimento dos Leigos e Leigas Saletinos, regido pelos “Princípios Orientativos dos Leigos e Leigas Saletinos – Discípulos e Missionários da Reconciliação”, cujo conteúdo poderá ser acessado em página à parte neste portal.

Dispostos a serem agentes de paz e reconciliação, em todas as suas esferas de participação, os Leigos e Leigas Saletinos tem, por opção de vida, um compromisso com a reconciliação, quer seja consigo mesmo, quer seja com Deus nosso Pai, quer seja com o próximo e quer seja com a natureza.

Esse compromisso, baseado nas virtudes teologais (fé, esperança e amor) vai muito além das orações; materializa-se em ações concretas dentro da comunidade, dentro de suas famílias e expande-se em suas áreas de atuação. Enquanto houver uma pessoa sofrendo, o saletino não pode descansar.

Para seu fortalecimento espiritual o Leigo ou Leiga Saletino é convidado ou convidada a rezar e refletir sobre os “Princípios de Vida e de Espiritualidade dos Leigos e Leigas Saletinos do Brasil (uma oração e reflexão para cada dia do mês)”; a rezar diariamente a oração do LEMBRAI-VOS; em suas orações diárias pedir por todos os companheiros leigos, leigas, participantes e benfeitores, especialmente pelos doentes e participar das Missas nos dias 19 de cada mês.

Seja um Leigo ou Leiga Saletino, procure algum representante do grupo em sua comunidade, converse com ele.

Ouça o Hino dos Leigos Saletinos:

Conheça os Princípios Orientativos dos Leigos Saletinos. Clique aqui

Veja algumas fotos:

Última modificação em Segunda, 23 Março 2015 17:12

Mais Lidas

Maria na história da Igreja

08 Mai 2017 Notícias Salette

Maria, Modelo da Igreja

08 Mai 2017 Notícias Salette

Maio, mês de Maria

08 Mai 2017 Notícias Salette

Nota de pesar

16 Mai 2017 Notícias Salette