Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017

Irmãs Saletinas

Publicado em Notícias arquivadas
Lido 8356 vezes
Avalie este item
(0 votos)

Uma opção de vida
Irmãs de Nossa Senhora da Salette  “Tudo reconciliar em Cristo”

irmas_saletinasA Congregação da Irmãs Missionárias de Nossa Senhora da Salette, foi fundada por um Padre Saletino, o Padre Crozet. Hoje como filhas das lágrimas de Maria em La Salette, respondem ao apelo de Cristo numa vida de comunidade, de oração, de doação pessoal, de presença ativa junto aos necessitados. No mundo as Irmãs Saletinas estão no Brasil (desde 1957) em Madagascar, Angola, Filipinas, França, Polônia, Miamar, Estados Unidos e Itália.

“O Espirito da reconciliação, tal como as irmãs o percebem nas atitudes e palavras de Maria em sua aparição, se concretiza por uma vida de oração, sacrifício e apostolado. Sua oração se une a de Maria que, no céu, por sua intercessão constante não cessa de obter para seu “Povo” as graças da salvação. Seu sacrifício se realiza na doação de si mesma a Deus, renovado a cada instante, pela acolhida da vontade do Pai que as torna unidas, com Maria a vida redentora de Cristo e a seu sacrifício na Cruz. Seu apostolado é marcado pelo amor que torna a Virgem Maria atenda as necessidades de seus filhos. Esse amor impregna seu coração de solicitude ativa para com os pobres, os deserdados e todos os oprimidos. Por toda sua vida as Irmãs querem ser testemunhas do apelo de Cristo, a Reconciliação e a conversão”. (Constituição, n°7).

As irmãs de Nossa Senhora da Salette estão presentes nas cidades de União da Vitória, PR e Várzea Grande, Mt. Vivem na simplicidade e solidárias com o povo, indo ao encontro principalmente dos mais necessitados, a fim de despertar neles a confiança de que juntos é possível construir um mundo melhor. O Reino de Deus é um banquete de vida, onde, em Cristo, todos somos irmãos, filhos de Deus. Os pobres, miseráveis, marginalizados, oprimidos, principalmente a criança e a mulher, são excluídos destes bens pelo pecado de nossa sociedade que se organiza centrada no dinheiro, onde prevalece a lei do mais forte.

 Chamadas a serem construtoras da PAZ E DA RECONCILIAÇÃO, as Irmãs se esforçam em fazer com que a vida plena esteja ao alcance principalmente dos mais empobrecidos, porque acreditam que Deus ouve o grito dos oprimidos.

 Nesta perspectiva, como consagradas, que vivem em comunidade ,quase sempre em equipes com pessoas de diversos segmentos de atuação, as irmãs se dedicam a :

Cursos de trabalhos manuais para jovens e senhoras. Visitas a doentes e necessitados levando-lhes auxílio material, orientações e conforto moral e espiritual; Pastoral da Criança com atendimento a crianças de 0 a 6 anos de idade, mães e gestantes em que são dadas orientações sobre saúde preventiva, alimentação e medicina alternativas; Diversas pastorais da Igreja como: catequese para crianças, jovens e famílias, pastoral da sobriedade, pastoral vocacional que, perpassando todas as pastorais e atividades, tem o objetivo de despertar vocações para os diversos serviços na Igreja; pastoral da saúde onde atuam através da medicina alternativa pelo uso de plantas, água e argila, bem como dando orientação sobre alimentação natural.

 Tal estilo de vida supõe que a Irmã saletina tenha primeiramente uma contínua vida de oração encarnada na realidade e fundamentada principalmente na Sagrada Escritura, bem como a necessária formação de capacitação profissional.

 A sede geral da Congregação fica na França, que é o país onde a mesma foi fundada. Como é sabido, toda a Igreja é missionária e as Irmãs de Nossa Senhora da Salette o são ainda mais pela recomendação repetida por Maria no final de sua mensagem em Salette: ”TRANSMITIREIS ISTO A TODO O MEU POVO!”

 Quem, pois, é Deus para nos amar tanto assim? Será que ainda falta Maria fazer algo mais para nos indicar o caminho da vida, se ela até apareceu chorando para nos fazer um apelo à conversão?

Se você que é sensível a tantos apelos que se fazem ouvir em nossos dias, deseja conhecer mais sobre esta congregação, entre em contato através do endereço:

Irmãs de Nossa Senhora da Salete

Rua Nossa Senhora da Salette, 255
84600-000 -  União da Vitória, PR.
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Última modificação em Segunda, 23 Março 2015 16:57

Mais Lidas

Um mês dedicado às vocações

03 Ago 2017 Notícias Salette

Mês Vocacional 2017

07 Ago 2017 Notícias Salette

A Vocação Sacerdotal

13 Ago 2017 Notícias Salette

A Vocação de ser pai

13 Ago 2017 Notícias Salette