Sexta-Feira, 26 de Maio de 2017

Equipe Missionária

Publicado em Notícias arquivadas
Lido 8866 vezes
Avalie este item
(0 votos)

UMA MISSÃO RECONCILIADORA

A Equipe Missionária surgiu como iniciativa dos missionários saletinos que residiam no Seminário e Santuário de N. Sra. Da Salette, em Marcelino Ramos – RS.

Destacamos aqui a iniciativa e a persistência dos padres: Isidro Perim, Presentino Rovani, Antônio Nichelly, Alfredo dos Santos e José Dall Alba, entre outros.

 As principais razões foram:

As solicita ções de paróquias onde ministrávamos cursos para catequistas equipes de liturgia, grupos de jovens e de reflexão bíblica; O trabalho de animação junto as Paróquias, Santuários e Romarias da Salette; Em resposta ao mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade”; Em resposta ao apelo da Vida Religiosa e de Maria em Salette: “Pois bem, meus filhos, transmiti isso a todo o meu povo”; E, em vista de uma maior divulgação da mensagem reconciliadora da Revista Salette, e de uma maior promoção vocacional leiga, consagrada e presbiteral...Após varias experiências positivas, o Coordenador Provincial, na época o Pe. Olívio Bedim, no Conselho de Província realizado em Curitiba, no mês de julho de 1979, decidiu-se formar uma equipe para manter sempre vivo o carisma Saletino.

E assim, oficialmente desde agosto de 1979 existe no Brasil esta Equipe Missionária evangelizando em tempo integral.

2. Quais as etapas e quais os elementos de cada missão?

Ter um grupo missionário preocupado com a evangelização, o anuncio do Reino e da mensagem da Salette. Ter um grupo que levasse ânimo e esperança a partir do anúncio do Evangelho para melhorar a organização pastoral das comunidades... Agora já é uma realidade.

Estes ideais viajaram e viajam a 30 anos com um grupo de religiosos-padres e leigos(as) que constituem no seio da Província Imaculada Conceição dos Missionários Saletinos no Brasil, a Equipe Missionária.Sua principal atividade consiste em anunciar a Boa Notícia em comunidades paroquiais e/ou regiões missionária. Contempla as seguintes etapas:

1º Apresentação da missão: visita e encontro com o pároco e lideranças de toda a paróquia para motivar e organizar a missão;

2º Pré-Missão: visita de uma dupla de missionários às comunidades a fim de confirmar a realização da missão e formar equipes e estruturas necessárias para o seu bom andamento;

3º Missão: acontece de 3 a 4 meses após a realização da pré-missão. Por um período de tempo de 3 a 5 dias os missionários convivem em cada comunidade desenvolvendo atividades pastorais e religiosas, através de celebrações litúrgicas, palestras, simbologias, encenações bíblicas e visitas domiciliares;

4º Pós-Missão: acontece na semana seguinte ao término da missão em toda a paróquia. Trata-se de encontros com todas as lideranças das comunidades para uma formação mais específica e assim, garantir a continuidade da missão;

5º Retomada da Missão: visita feita pelos missionários após 1 ou 2 anos da realização da missão, para uma revisão.

Neste processo, procura-se viver o que se anuncia e anunciar o que se vive, confiantes na graça de Deus e alegres na esperança. Assim, Jesus Cristo, o Missionário do Pai nos dá:

- O grande fundamento: “Todo poder me foi dado...”

- O grande desafio: “Ide por todo o mundo...”

- A grande tarefa: “Ensinai o Evangelho...”

- E a grande companhia: “Estarei convosco todos os dias.

Isto tudo porque o Povo de Deus é o nosso maior tesouro.

É nesse espírito e com esses apelos de Jesus e Nossa Senhora da Salette que estamos prosseguindo nossa caminhada missionária. E aqui estamos carregados de esperança e impulsionados pelo Espírito daquele que disse: “Ide por todo o mundo e ensinai o Evangelho”!

Convite

Estimados Párocos e povo de Deus, se desejar as Santas Missões em suas paróquias, façam contato por carta ou e-mail.

E se algum jovem, alguma jovem desejar nos conhecer e ou fazer parte desta valorosa Equipe, entre em contato conosco. 

EQUIPE MISSIONÁRIA SALETINA

Caixa Postal 09
99800-000

Marcelino Ramos – RS
Fones: (54) 3372-1391 e 3372-1231

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Última modificação em Segunda, 23 Março 2015 16:21

Mais Lidas

Maria na história da Igreja

08 Mai 2017 Notícias Salette

Maria, Modelo da Igreja

08 Mai 2017 Notícias Salette

Maio, mês de Maria

08 Mai 2017 Notícias Salette

Nota de pesar

16 Mai 2017 Notícias Salette